Quando uma gaja confessa




Eu confesso: tenho uma atracção fatal por olhos e olhares. Não é de certeza o meu sentido preferido, mas é um bom começo e que me atrai demais.

Falando sério, o olhar é o primeiro  ponto de partida quando conhecemos alguém. Há quem diga que sejam os olhos a janela da alma. Até pode ser, mas há que saber ler o olhar.

Para se ter uma ideia de como o olhar é importante, saibam que lá no começo do Século XX, Rodolfo Valentino ficou conhecido pelo seu olhar a "La Matador", que fez as gajas da época suspirarem pelo galã de olhar penetrante. Mas o grande segredo da coisa, é que o Rodolfo era míope, aquele olhar profundo e de olhos semicerrados, mais não era que uma tentativa vã de um pitosga enxergar. Mas deu certo né?

Aliás, todo míope que tira os óculos ou lentes de contacto e olha pra alguém...é muito interessante, misterioso...embora quase precise de cão guia e bengala branca.

Há quem pense: será da cor? Não, é a forma como olham. E quem já levou com aquele olhar até ao fundo, sabe do que estou a falar.

Comigo acontece um fenómeno interessante. Conheço muita gente, de diversos lugares e por vezes encontro gente que já não vejo há séculos. E fico olhando e revirando no meu arquivo de memória, onde raios é que eu conheço e nome...e fixo o olhar em alguém. E encaro quem olha pra mim.
Sempre com aquela pergunta: "de onde conheço esta peça?" Mas há quem pense que estou a "galar" essa pessoa. Ou até a própria pessoa pensa isso, mas tudo bem, é uma maneira de ser minha que não tem arranjo.

Mas dá pra ver muita coisa no olhar: o medo, a paixão, a tristeza, fadiga,desesperança e sabedoria. Olhos sábios e divertidos, fugazes e tímidos. Todos tem o seu encanto.

Conversas com os olhos...leva tempo pra aprender este dialecto tão particular, porque da mesma forma que cada um tem a sua voz, o seu tom, o olhar conversa um com outro de formas diferentes e há que aprender a decifrar a linguagem. E quando há momentos em que as palavras não chegam, quando nem elas conseguem dizer tudo o que vai na alma...deixa o teu olhar dizer tudo o que queres e será mais eloquente que todas as palavras e poesias.

O que a boca afirma, o olhar desmente. O que o silencio cala o olhar grita, o que me apaixona é o que eu vejo ou ainda o que não vi.

Apareçam

Rakel.




Comentários