As palavras



Os meus pensamentos se concretizam no acto da palavra, dita ou escrita, ela toma forma , com a entoação de uma reprimenda ou de uma doce alegria. Nem sempre digo tudo o que penso, felizmente, porque sei que nem sempre é o mais correcto. Mas sempre procuro dar um sentido às coisas que faço, do que penso e no que acredito. E as palavras estão aqui para justamente cumprir o seu desígnio.

Mas, sei que o mais fácil é calar, não dizer nada, esperar que as coisas por si só se arranjem sozinhas, sem que eu me comprometa, sem que eu magoe ou sem que me envolva. Porque há o arrependimento.  Há coisas que se dizem num momento, que mais tarde , passando a fase, nos perguntamos se foi isso mesmo o mais correcto. Amadurecer o pensamento, pesar os seus prós e contras é o privilégio de nós, seres pensantes e vocalizadores.  

"Conta até dez antes de dizeres algo"

Mas da mesma forma que preciso dizer e escrever as palavras, preciso de lê-las, ouvi-las. Eu preciso que me expliquem o porque das coisas. Eu não consigo ficar durante muito tempo esperando que o significado das coisas me caia no colo. Preciso que me digam, porque é preciso um começo, um meio e um fim para tudo.

O fim. O pior de tudo, finalizar o que ficou, e há quem pense que não é preciso explicar nada. Mas é sim. Ouvir, entender, interiorizar e finalmente encerrar o assunto. Só assim a nossa paz interior consegue, mais ou menos, surgir e depois dar seguimento à nossa vida.

As palavras que eu não disse.

As de adeus para que já se foi longe de mim e não me pude despedir, as amargas para que me magoou, as de obrigado à quem me ajudou e não as quer aceitar.

As palavras que ainda estão por dizer.

As de adeus para quem tenho que deixar, as de verdade, a minha verdade, de factos ocorridos, as de obrigado também e as de amor que ainda espero poder dizer.

Recuso-me a deixar amordaçar o meu pensamento, a minha voz e a minha mão. De uma forma ou de outra, não aceito a censura, mas aceito a conveniência do momento. Mas mesmo assim, há de chegar a hora em que as palavras são necessárias, nem que seja a pior coisa a dizer. Mas quem quer andar de cabeça erguida, em paz consigo mesmo, precisa de dizer o que ainda não foi dito.


Apareçam

Rakel.




Comentários

  1. Minha mana...como eu te entendo...senti cada palavra que escreveste...o sol vai brilhar para ti mais depressa do que podes pensar, porque tu mereces...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo