As gajas são estranhas...



Serão os abdominais definidos? A cor dos olhos? A Altura? A voz? Afinal...o que faz uma mulher ficar encantada por um gajo?

A beleza?? Bom, o poeta e diplomata Vinicius de Moraes dizia: "As feias que me perdoem mas beleza é fundamental" . Isto dito pela boca de um bagulho gordo, meio careca e alcoolizado. Vai-se entender...
Mas com uma cabeça pras letras divina. É certo que o álcool turvou-lhe a visão, e fez que não visse a sua própria falta de beleza. Mas foi poeta, foi famoso e junto com Toquinho cantou um pouco do que vai na alma.

Não acho que a beleza seja fundamental, embora mais de metade das propagandas da T.V nos forcem a usar champôs, batons e mais uma catrefada de coisas para sermos mais bonitos/as. E colocam nos anúncios as carinhas larocas da moda actual, verdadeiros cometas que rasgam os céus da fama pra desaparecerem com a chegada de mais uma nova carinha laroca. Todos anunciando uma forma de ser e estar na vida.

É deprimente.

E daí a gente se vê na armadilha de ser ou parecer ser. E para quem já caiu nessa armadilha de aparências, começa a dar valor à outras coisas mais interessantes. Às palavras, os actos e todos aqueles pequenos gestos que à partida parecem pequenos e menos importantes, mas na verdade são a chave. Há sempre algo básico que nos chama a atenção, algo inexplicável.

Roxane amou as palavras de Cyrano sem saber que eram dele...amou o homem que escreveu e que erroneamente pensou ser o belo Christian. Christian era só uma fachada, um belo homem sem palavras, sem a paixão do pensamento, sem o arrojo de Cyrano. Christian era só instinto, Cyrano era o sonho, a alma.

Quem já viu o filme como eu... pelo menos umas 10 vezes, dá-se conta de como aquele nariz enorme nada era mais do que só um detalhe. Porque toda a paixão das palavras, o arrojo de pensamento... esse sim era o trunfo de Cyrano.

Quem quiser ver o filme, há duas versões : uma de 1950 e outra mais actual com o grande actor Gerard Depardieu. O filme se chama mesmo Cyrano de Bergerac  e vale a pena ver  como foi capaz Cyrano sufocar o grande amor que tinha por Roxane e descobrir que era amado por ela, pelas suas palavras.

Isto não serve de desculpa pra andarem sebosos, a cheirar a cavalo, com meio quilo de terra debaixo das unhas e com bafo de dragão. Não!!! Limpinho e arranjadinho. Mas com cabecinha, educação e sentido de humor.

Apareçam

Rakel


Comentários

Enviar um comentário

Estamos ouvindo