Pecado




Pecado é aquilo que o cristianismo insiste em chamar as diferentes motivações do ser humano. Criaram 7 Pecados, já acumulando com os 10 Mandamentos e nos fazem sentir culpados por quase tudo.

Seja pecado, tabu ou dogma a coisa fica mesmo pesada. Porque desde pequenos somos bombardeados com uma série de "nãos". Eu sei, eu sei, tem que ter limites morais, tem que ter alguma ordem nesta vida. Aceito.

Mas a grande diferença é que uma coisa é explicar que fazer isso ou aquilo não é correcto, outra é dizer que a sua alma vai arder no espeto lá na churrascaria do demo. Nada do que é imposto pelo medo é aceitável. Nada do que não se respeita fortalece. E as contradições são enormes. O mundo é contraditório porque é resultado das nossas contradições.

Na base, e pelo menos todo mundo diz, somos todos iguais, com as mesmas necessidades e ambições. Mas dependendo da raiz cultural ou religiosa vemos e agimos de forma variada. Daí sai esta bagunça imensa de contradições. O pecado vive na nossa cabeça como se fosse um Trojan que entrou sem a nossa licença. Se instala no sistema e mina a nossa vivência. Durante um tempo, conseguimos ignorar, mas há de chegar a hora, que sabe-se lá porque desperta e nos inferniza a cabeça.

Dos 7 Pecados, admito 6 deles, inveja nunca foi meu calcanhar fraco, mas não tenho vergonha nenhuma de dizer que como humana de carne e osso, os outros 6 aparecem com alguma frequência. Umas menos do que o desejável.  Me sinto culpada por isso?? Absolutamente nada. Mas isso se deve talvez ao facto da forma como penso e aquilo que acredito. Se existe um deus todo poderoso que nos criou, à sua imagem e semelhança...alguma coisa saiu mal nessa fornada.

Mas uma coisa é certa, há uma associação quase imutável de Pecado/Mulher. Desde o fruto proibido lá no Éden, ao mito de Pandora, as sereias, Helena de Tróia à Inês de Castro, as mulheres são vistas como culpadas de tudo e mais alguma coisa. Das guerras, conflitos, maldições...tudo. Até quando a gente vai fazer análise no divã do psiquiatra...não é a mãe que vem logo com a culpa de tudo? Pecado e Mulher. Mas acho interessante que o pecado só é mesmo válido se tiver participação de mais alguém né? E aí, o homem é visto como o "tadinho" que foi enrolado nas redes da pecadora.

Eu sei que tem gente que está a rir-se disto tudo, mas cada vez que vejo no Tube mais um apedrejamento, lá para aqueles lado do Al Coran, muitas delas violadas, mas o culpado sai sem culpa e vive e elas morrem, me dá vontade de escaqueirar o computador, que nem tem culpa de nada. Elas pecaram, elas fizeram pecar, morrem por isso. São mutiladas para não ter prazer, para não procurarem prazer noutros homens. E chamam isto de moral, de cultura. A mesma cultura que permite a poligamia masculina e que mata em nome do seu deus. E se morrer mártir, tem à espera deles 72 virgens no paraíso. Isso não é luxúria?? Um pecado?

Daí que na minha consciência "anarca", onde o grande lema é : a minha liberdade acaba quando prejudico alguém, e ainda, a velhinha regra de 3, me sinto bem na minha cabeça, na minha consciência como cidadã e ser humano. Mas este à vontade só se consegue quando a gente se dá conta que é melhor encarar as coisas como elas são, do que me esconder, me auto censurar por coisas alheias ao meu mando.

Não acredito em pecado, inferno e céu. Acredito em honestidade, verdade, trabalho, respeito e igualdade.

O resto, são os bichos papões das histórias da carochinha, contos de fadas, para obrigarem pelo medo ao poder de alguns.


Apareçam

Rakel.

Comentários