Pontapés


Grandes sumidades resolveram que tudo seria mais simples e fácil se houvesse da parte de países de expressão portuguesa uma escrita comum. Daí que tais sumidades resolveram andar pra frente com o acordo ortográfico.
Esta medida, que pra muitos só vai beneficiar quem não sabe escrever, será pelos vistos, colocada em prática já no próximo ano lectivo.

Isto quer dizer que os meninos que entrarão pra primária no próximo ano, não vão ter que aprender a usar as consoantes mudas, daí vai ser ospital, oje e coisas assim. Ou é de mim mas fica horrível. Logo, os paizinhos das criancinhas vão passar uns maus bocados na hora de ajudar nos TPCs. Porque escrever é um acto automático. Flui da cabeça pra mão de uma forma tão simples que nem notamos..ok, uma vez por outra a gente se pergunta se será com S ou Z...

Isso não invalida também o facto de que mesmo colocando a ortografia no mesmo patamar raso, não mudará o vocabulário. Aqui vai ser autocarro e lá vai ser ônibus, talho aqui, açougue por lá. Estafermo aqui... mocréia por lá. O Betinho lá é Mauricinho, o castanho é marrom e o guarda-redes é goleiro ou frangueiro (dependendo das aptidões).

A única coisa que vai conseguir é fazer com que as editoras revejam e recoloquem livros com ortografia actual (e alguém terá que pagar esses custos) ou então fomentar uma massa descontente com o  assunto, que até ao fim dos seus dias continuará a escrever como aprenderam.

Mas isso não vai resolver o problema do desconhecimento da língua e dos pontapés contínuos que leva. Começa na linguagem sms, passa para os testes nas escolas e depois acabam em engenheiros que se formam num domingo e acabam em primeiro-ministro. Longe vá o agouro...

Depois há tantos mimos como este... que pra já mexem com a minha imaginação...quanto mais o que virá neste futuro novo de escrita?


Imaginem uma conversa ao telemóvel seguindo à letra o que se leu:

"Miga... tens que vir comigo ao mercado...está tudo em saldos"
"Não me apetece ir... sabes que detesto aquele ambiente barulhento, cheio de poeira e de odores mil..."
"Mas se há uma banca que está a promover 8 quecas por cinco euros..não achas que é de aproveitar?"

E já a amiga do outro lado rumou directo pro mercado pra aproveitar a barganha... depois irá a DECO se queixar de publicidade enganosa...

Porque das duas uma: ou há imensa saúde pra dar 8 quecas assim, de seguida... ou são todas coelhadas...e disso... nem de graça.

Apareçam

Rakel  ;)

PS: queca aqui... trepada por lá...

Comentários

  1. OI
    Algum dia este blog é censurado como conteúdo impróprio, o que sinceramente dá muito mais gozo de ir ler.
    Diz-me só onde encontras estas pérolas de imagens, que são um espanto.
    Jinhos

    ResponderEliminar
  2. A Marta... minha prima tem a mesma queda que eu para o insólito e divertido...e tem mais, muito mais, logo coloco uma pérola da poesia popular. E sabes que isso de blog com conteúdos impróprios é como a queda do Abrunhosa...chama a atenção e ganha mais público...

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Of Crose!!!
    Antes que hajam reclamações, foi mal escrito de propósito, porque é assim que eu costumo dizer para os meus amigos.
    Voltando ao assunto.
    O fruto proibido ...
    Já imaginaste a quantidade de leitores que ganhavas?
    Mas, com ou sem censura, já sabes que pelo menos uma tens!

    Jinho

    ResponderEliminar
  4. Catekista...o fruto proibido é daqueles que a malta anda sempre desejosa de dar umas dentadinhas...mas com ou sem censura, este blog que nem um ano fez... já vai a caminho de 9.000 visitas, o que por si só já diz muito né? E nem eu nem a Stela somos famosas...o que diriam então se fossemos umas gajas de capa de revista hein?

    Pelo menos assim, a gente sabe que agrada...

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Plenamente de acordo!!!
    Agradam pelo que escrevem e pelo que deixam transparecer de vocês e não pela imagem que mostram que é tantas vezes fonte de injustiças.

    ResponderEliminar
  6. Catekista...já sei que o que vou dizer vai gerar polémica...mas as coisas são assim: por muitas boas ideias ke a gente tenha, por muita boa onda e sabedoria ke a gente tenha, na verdade...kem ganha sempre os pontos todos é a gaja das mamas grandes. Não temos imagem pra mostrar, mas aki o ke dizemos é o ke somos e pensamos. Já estamos bem grandinhas para viver de imagem...ela desvanece...

    Bjos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo