Uma Questão de Idade...





Acho que toda a gente se lembra, daquela fase na vida onde estamos desesperados para chegar aos 18 anos...que é como quem diz que só a partir dessa idade é que temos direito a tudo.

Porque durante o tempo que a gente vive na casa dos nossos pais, é certo e sabido que quando há algum problema e nossos pais tomam atitudes extremas e arbitrárias...vem junto aquela frase medonha : "Daqui uns anos, quando tiveres a minha idade verás..." e dizem isso em tom de maldição. É como que os anos que ainda estarão por vir nos farão tomar as mesmas atitudes parvas, só por causa da idade. Hummmpfff....

Somando à este pressagio maldito juntemos aquela infinidade de frases e PowerPoints que enchem as nossas caixas de correio electrónico querendo nos inspirar ou dar lições de moral. Confesso que os vejo todos, uns porque me dão vontade de rir, outros que me servem de pretexto para escrever alguma coisinha. E como tenho várias contas... nem imaginam quantas coisas dessas eu vejo.

Hoje uma me fez rir demais...porque infelizmente, a Marineusa e a Maria da Conceição (meus dois neurónios) fazem ligação directa com acontecimentos passados e compararam a frase com coisas recentemente passadas.

A frase em questão é: " Aos 20 anos reina o desejo, aos 30 reina a razão e aos 40 o juízo"

Estou bem prá lá dos 20...e nada se encaixa muito bem nessa frase com intenções morais e judiciosas. Eu já falei aqui que não aceito que tudo seja mensurável e colocado numa tabelinha de certo e errado, bom e mau.
E não sei se foi por tanta praga que me rogaram que inconscientemente as coisas não avançam muito pra mim em questões de encaixamento de idade e condição de vida.

Um dia, entrei na cozinha da casa da minha mãe e dou com ela cantando junto com o rádio (em jeito de karalhoke) uma canção do Júlio Iglésias...e fiquei ali, especada e vendo ela até colocar a mão na barriga como o gajo fazia. Ao me ver com cara espantada a minha mãe ficou assim pro lado do chateada e me disse: "Deixa tu chegares à minha idade e vais cantar as mesmas músicas que eu" .

Isolaaaa!!! Vade retro demo!!!!

Outra das pragas dela... se deviam ao facto como eu me vestia e o tempo infinito que ela levava pra se arranjar. "Hei de te ver de tailler (fato de senhora saia/casaco) quando chegares aos 30". Porque ela não sai de casa sem que a cor das pestanas combinem com os sapato e por aí afora...
Graças ao céus e todos os orixás ela vive ainda no Brasil e assim não me torra a molécula com as suas maldições e pragas.
E como devo ser muito boa pessoa, merecedora da indulgencia das hostes celestiais, nenhuma praga me chegou ao pêlo.

Mas é um caso sério isso da idade. Lá por ter a idade que tenho não deixei de sentir o desejo de tudo, embora seja balanceado com a minha razão e lógica...mas juízo... isso anda mal...e até discutível essa coisa de juízo, que pra muita gente rima com seriedade mofada e cheia de musgo.

E depois há coisas que não ajudam a que eu fique mais séria, mais cinzenta e madura.
No ano passado passei por um aperto de me tirar o sono. No banho dei-me conta de um alto no peito... e fiquei sem pinta de sangue...gelei mesmo.Uns meses antes tinha feito uma mamografia que não tinha acusado nada...e agora me aparecia uma coisa dessas?? Cumcatano!!!

Fui na minha médica de família e na hora de escrever na ficha o porquê da consulta... coloquei o que vi...um caroço no peito. Me chamou logo...aos berros, porque ela é assim meio sargenta mesmo.

"Tire o sutiã, quero ver isso" . Assim, sem chamego, sem um olá como te chamas... nada, na seca mesmo.

Tirei, e ficou olhando...olhando...tocou e depois soltou um suspiro e disse: " O que você tem aí é um ponto de gordura, que susto menina!!"

"Um ponto de gordura doutora?? Como é isso??"

"É uma coisa que acontece frequentemente nas meninas no começo da puberdade" me explicou.

Ora, ai está então a explicação de tudo... meu corpo ainda não saiu da puberdade e se recusa terminantemente a entrar nos 40 como manda a lei dos homens. Agora posso dizer que sou anarquista de corpo e alma. Hilário...

A idade ao fim e ao cabo é só um número ou um par deles...não nos coloca num estatuto melhor ou pior, nem mais sabedoria, nem mais rigor. É tudo uma questão de cabeça. E olha que já vi mais miudagem com cabeça velha, racista e exclusivista que muitos velhadas por aí.

E tem dias...que a gente acorda com 15 anos, outros com 72. Tudo isso não passa de um estado de espírito...

E em jeito de término deixo aqui a frase que achei mais interessante:

Não entendo isso dos anos, todavia é bom vive-los.

Apareçam

Rakel


Comentários

  1. Muito legal o teu texto! Ri muito! Olha, acho que cada época da nossa vida deve ter a sua beleza, embora a juventude seja algo que insistimos em nos manter... O melhor de ficar velho é ter a certeza que não morremos jovens!
    Tbm já passei dos 20, rs, e vejo como gostamos de algumas coisas que as pessoas um "pouco mais jovens" nem sequer conhecem! As vzs, dá uma vergonha de gostar de algumas coisas "velhas"! rs A idade tá na nossa cabeça! Lembre-se! Bjim!

    ResponderEliminar
  2. Não discordo que aos vinte se sinta um desejo imenso, quase constante. Há um despertar para a vida, um brilho cintilante em cada olhar. Cada descoberta é como chegar ao topo do mundo!

    Aos 40, o desejo não é menor!
    A diferença está apenas na motivação!

    A sensibilidade é outra, somos tambem muito mais exigentes.
    A atenção quer-se redobrada e com requinte, os mimos fazem falta e isso não tem a ver com lamechices.
    A ternura é uma realidade que se tem mais apurada.
    A paixão vive-se, não a toda a hora, é certo, mas nos momentos certos e os picos estão lá todos como antigamente!
    Haverá quem nunca tenha sentido a diferença mas acredito que a percentagem não será muito elevada..
    O prazer de voltar a viver um momento alto, a dada altura da vida, vale tudo, recompensa, faz-te reviver!

    ResponderEliminar
  3. Ô Artur...eu não tenho vergonha de nada do ke gosto...e nem ligo pra indirectas maldosas.. e se gosto de ver Naruto ou Dragonball é bem melhor ke ver novela...não tenho mesmo saco pra isso.

    Bjocas e vai aparecendo

    ResponderEliminar
  4. Clarisse... pensa bem.. 40 são duas vezes 20...daí ke não se perde nada, acrescenta-se! E realmente é toda essa lucidez ke se tem da realidade do ke somos e keremos ke faz dos 40 uma idade genial...

    Bjo e aparece sempre por aki

    ResponderEliminar
  5. Oi!!!

    De facto, eu pagava para te ver de tailler, a cantar Julio Iglésias!!!!

    Quanto ao resto, o juízo também não é muito, certo???

    E ainda bem!!!!

    Continua com 15 anos por muito tempo!!!Please!!!

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Com quase 40 sinto mesmo que é 2x20...sem dúvida!!Estou no auge!!!Mais exigente... aprecio muito mais cada momento que para mim é único...

    ResponderEliminar
  7. Concordo com duas coisas:

    1º Os quarenta são, de facto, a idade do juizo.

    2º O meu conceito de "idade do juizo" não é concensual.

    Aos quarenta, juizo +e fazer o que nos apetece sem dar cavaco a ninguém, sob pena de lamentar não o ter feito. Não há nada mais triste do que as coisas que lamentamos não ter feito.

    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Sábias palavras majestade... e bem aparecido sejas por estes lados....

    Bjo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo