Blá Blá a La Saramago

Sou uma gaja com princípios ecológicos...mesmo antes de ser moda e todo mundo falar do aquecimento global (do qual tenho uma teoria muito interessante) e esta urgência de salvar o planeta...
E como tal, ando muito a pé e quando o compromisso exige pontualidade apanho transporte público. Aí que por vezes os motoristas me trocam as voltas e passam mais cedo ou demoram a chegar tempos infinitos.

Um dia destes, sem saber se o motorista tinha passado recto pela paragem, apressei meu passo quando vi uma senhora de uma certa idade a espera...
Eu, na minha inocência (quem começou a rir??) dou os bons dias à senhora e pergunto: " A senhora está a espera do autocarro?"

O que eu fui fazer...

Segue abaixo o discurso que quase me sufocou e que passo mais ou menos na íntegra....

" Não não passou eu me sentei aqui neste murinho apenas porque me doem os ossos da perna sabe que quando a gente passa de uma certa idade a máquina começa a dar trabalho mas não é só com gente velha que a doença pega também os novos eu que fui muitas vezes no IPO e vi todas aquelas crianças com cancro e sofrendo e eu que tive o meu marido com essa doença sei bem o que é ter isso na família que cuidei dele fui enfermeira amiga e mulher e depois ainda tenho a minha sogra com 92 anos de idade que também tem cancro mas agora deu-lhe na cabeça de querer um daqueles carritos de dois lugares que não precisa tirar a carta não é que tenha nada contra isso que eu até sou uma mulher moderna e converso muito com a juventude e falo abertamente com meus netos e dou-lhes conselhos que não sei se seguem mas pelo menos me escutam porque a gente explica as coisas mas sempre fazem o que querem depois acabam como aquele moço que morreu de acidente e ficou todo desfeito mas estava com muito álcool no sangue e toda a gente sabe que isso é crime mas isso é de cada um e eu não me meto e....

....graças aos céus e todos os anjinhos e arcanjos o autocarro chegou.

Fonix!!!!!



Porque eu estava ali, atónita e sufocada. A senhora falava que se desunhava, enfiando os assuntos uns nos outros sem respirar. Eu estava azul.

E eu que só tinha dito Bom Dia e Já passou o autocarro?...me vi nessa andança tipo Memorial do Convento, sem pontuação e evidentemente deprimente. Porque se nota à distancia a solidão de quem não tem com quem falar e se agarra ao primeiro minuto de atenção pra despejar a alma...

Apareçam

Rakel

Comentários

  1. Pois é!!!
    E hoje vou ser filósofa.
    Essa é uma das maiores fomes do mundo!
    Especialmente do mundo moderno e, dito, desenvolvido!!
    Andamos tão preocupados com a nossa vidinha, com o nosso umbigo, (e por vezes a tentar não sentirmos a outra fome, aquela que todos temos mais medo),
    que nos esquecemos dos que estão ao nosso lado, e que lhes impomos a maior fome de todas: a FOME DE ATENÇÃO!!!
    E, com isso, fazemos com que perfeitos estranhos levem com o "blá blá a la saramago" que possivelmente nem existiria se, realmente, vivessemos com os nossos companheiros de casa (marido/mulher, filhos(as), pais, avós, etc.)

    Bjs

    P.S.: Parece que hoje me estiquei um pouco, mas foi sincero

    ResponderEliminar
  2. Minha santa...te estica a vontade gaja!!! Filosofa, deita-te no nosso divã de psicanálise e troca cromos com a gente!!! É esta a ideia deste espaço, troca de teorias.
    Concordo com tudo o que dizes, mas conheço casos, em que mesmo morando com família, esta nem sempre se dá ao trabalho de parar e ouvir o que se diz. São surdos por opção e cada um fala sozinho...

    Bjo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo