Escolher ou Ficar em Cima do Muro



Decidir é aquilo que toda pessoa com dois dedos de testa faz habitualmente, daí ser ou não ser a escolha certa vão outros 500. E há quem nos faça escolher entre coisas complicadas.

Em criança me diziam: "preferes o papai ou a mamãe?"...e eu a pensar com os meus botões que "venha o diabo e escolha", preferia a saída airosa de criança... "os dois". Me safava bem.

Aí, uma pessoa cresce, torna-se um adulto responsável pelas suas escolhas, sabendo que cada escolha significa um retorno bom ou menos bom disso mesmo. E ser gente grande é complicado, principalmente quando temos nas mãos vidas de outras pessoas que dependem dos nossos juízos de valores e escolhas. E torna-se um hábito escolher pelos outros, decidir aquilo que pensamos que seja melhor para eles. Até ao dia, que por evolução de cada um, começam a escolher por si os seus caminhos e gostos. E quem ficou tanto tempo a escolher por eles, encolhe-se ao ver as más opções que fazem, a enrascada onde se vão meter. Entre dentes acaba por sair um "vai dar merda...", mas temos que ser fortes. temos que deixar errar, tomar decisões, muda-las e voltar a tentar. Isso se chama viver.

Então eu, já crescidinha da silva, ainda me pego naqueles "que animal és tu" no LivrodaTromba, fazendo escolhas num rol difícil...geralmente as opções dadas não batem na minha maneira de ser. Detesto me ver limitada em opções standart.

Pronto, acordo de manhã (ok, eram 10:15), num silencio anormal. Digo isso porque já eram horas de haver discussão no vizinho de cima, aspirador funcionando no do lado e uma criança qualquer a fazer birra e chorando com a pulmonária toda aberta. E nada de nada...só escutava o vento.

Levanto-me já pensando naquilo qe tenho que fazer hoje e me dou conta que esqueci de tomar o medicamento... chatice. Olho pro relógio...quase 11 horas. tá na hora de decidir o que será o jantar...pois, o almoço já tá feito mesmo. Visto-me na maior moleza, quando um urro do andar de cima me faz cair a ficha: "Portugal jogava hoje!!"

"Que raio..." pensei eu, mas então que é das vuvuzelas do inferno? Onde estão as buzinadelas?? Fui à janela e nada de bandeiras nas varandas... o povo anda em baixo mesmo. Ligo a T.V a tempo de ver marcado o 2º golo, depois mais dois... e fui pra rua.
Entro num Mordelo (é assim mesmo que chamo) absolutamente às moscas, num silencio de morte, o que quer dizer que não vou ficar na fila a espera, nem com aporrinhação desnecessária. Quando me baixo pra pegar um dos cestos de rodinhas explode um GOLO!!! de todo o tamanho vindo do café. Chiça... os zombis acordaram...

Enquanto decidia entre fazer Estrogonof de Frango ou Bacalhau a Brás (decisões, decisões...), explode mais gritaria...mais um golo. Chego nos frios pra mais uma carga de queijo e fiambre, quando um novo golo é comemorado. Pronto, 7 é um número bonito, místico e bem vindo. Parabéns!

Aí, chegando na caixa, a moça olha pra mim e larga um sorriso de todo o tamanho e e larga um : "Queria fazer-lhe uma pergunta depois..."
Acenei com a cabeça e esperei que ela acabasse de fazer a conta do casal à minha frente, quando chegou a minha vez, ela inclinou-se e perguntou:

"Semana que vem, quando Portugal jogar com o Brasil... você vai torcer por quem?"

????????????????????????

Chiça ao cubo!!!...mas eu tenho que escolher?? É tipo: escolhe entre seus dois filhos ou escolhe um dedo pra arrancar... ahhhhhh fala sério né?

Mas pensando bem na coisa... olhei pra ela e dise na maior cara dura: "O Brasil já está qualificado, neste momento Portugal precisa mais do meu apoio que o Brasil..."

Olha...vou ser franca... esse jogo eu não vou ver não.

Apareçam

Rakel


Comentários

  1. Conhecendo-te, penso k em criança deve ter saído mesmo uns quantos, de coração, "venha o diabo e escolha" do que "os dois" em relação à escolha papai ou mamãe.
    Em relação ao dilema de ontem, k eu por acaso já me tinha lembrado em relação à tua pessoa, e outras que conheço: já que te saiste tão airosamente para senhora do mordelo (como tu dizes), eu pergunto: e se o jogo que dizes que não vais ver esta semana fosse a final do campeonato?
    Eu sei, estou a ser má, mas quero uma resposta tá?
    Jinho

    ResponderEliminar
  2. Catekista...se o jogo fosse uma final, ficaria contente e bestificada, significaria que milagres realmente existem!!! Mas acho que vou seguir as indicações do meu médico, que há uns anos atrás, durante a gravidez complicada e de risco que foi a do meu mais velho me PROIBIU de ver jogos do Benfica.

    Embora não esteja grávida, meu pobre coração já não está pra essas emoções...e não veria na mesma o jogo.

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Fiquei na mesma, o facto de não ver o jogo não significa que não estejas a torcer por ninguém.
    Eu ontem também não vi o jogo (acho k fui uma das cinco pessoas k ficou a trabalhar) e estava a torcer por uma das equipas.
    A esta resposta chama-se saída airosa à politico.
    Quanto a não ver jogos do benfica, concordo, mais vale não ver (exceptuando a época passada, obviamente), têm sido só desgostos.
    Por outro lado, sou uma mulher de fé, e acredito em milagres (nem k seja do ketchup, não falaste tu...)
    Não aceito a resposta "dos dois" quer saber por quem vais torcer.
    eh! eh!
    Jinho
    P.S. Embora eu tenha desconfiado da resposta logo no post.

    ResponderEliminar
  4. Catekista imagina isto: meus dois filhos disputam um final de Judo...vou torcer por quem? Não vou escolher entre dois amores... tenho pena mas é a resposta que te posso dar...

    Jocas

    ResponderEliminar
  5. Sempre diplomática!!!!!
    Per'ai essa não é a Rakel k eu conheço!!!!
    A Rakel k eu conheço faltou a essa aula.
    Deve ser da idade eh eh!!!
    Jinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo