Conspirações Superiores


Se uma pessoa se levanta de manhã, pensando que o dia que começa vai ter imensas coisas novas, sejam boas ou más, prepare-se. As coisas estão preparadas pra 80% das vezes correrem um bocadinho pro lado do rasca.
Fazem de certezinha absoluta as coisa de maneira que uma pessoa fique sem outra saída sem que seja se aconchegar nos Xanax da vida.

Hoje fui ao Centro de Emprego, naquilo que se chama : Procura Activa de Emprego, que se traduz em olhar para o placar de ofertas e pensar que andam a fazer pouco das pessoas...
Pra já, vem sendo habitual em locais com sala de espera de Centros de Saúde e outros locais onde se junte muita gente ansiosa, uma televisão sempre sintonizada no canal 1 da RTP... é pra relaxar a malta.

Então imaginem o que é uma pessoa a ler o placar com a seguinte oferta de emprego: 

"Precisa-se de auxiliar familiar (eufemismos como estes para empregada doméstica são bem criativos né?) que saiba falar Mandarim, que saiba cozinhar comida chinesa e conheça os costumes chineses. Necessária para cozinhar e tomar conta de duas crianças pequenas que apenas falam Mandarim. Entrada imediata."

E isto tudo acompanhada de uma Ágata chorosa cantando uma música dor de corno, daquelas que até a voz faz queixinhas...no final de ler os anúncios e comprovar que, apenas há emprego para gestores e outros que tais, começa um entusiasta João Baião a cantar parabéns à você...à cantora.

Dois dedos de conversa com a funcionária do Centro, fico a saber que essa cena das Novas Oportunidades e 12º ano vai ser à doer. Embora o RVCC esteja com toda a força a formar pessoas para terem o 12º ano, na verdade não aprendem nada. Apenas passam o tempo a contar a própria vida, se muito, tem umas aulas de TIC. Quem vais empregar alguém com estas condições??



Mas lá começou o Baião a dizer as suas "gracinhas" e fui-me embora já um bocado chateada. Porque querem à força que eu faça um dos cursos das novas oportunidades... e todas as semanas tenho que repetir que estou a estudar para fazer exames de duas disciplinas que me faltam. Mas insistem...será que ganham comissão?? 
Emprego?? Nicles. 

Mas hoje é dia de S. Martinho, embora não seja católica, gosto muito de castanhas e um bocadinho (bem bocadinho) de vinho e o calor da lareira. Não tenho gostos extravagantes e me contento com coisas simples e ao alcance da mão. Chego na loja do Belmiro Azevedo...ando pelos corredores onde sei, tenho a certeza que ficam as acendalhas...mas que é delas??? Aliás, quem foi o idiota que mudou tudo de lugar???
Acendalhas??? Nada, mas montes de luzinhas pisca-pisca made in china, bolas e demais enfeites de Natal. Os sacos de pinhas, os sacos de lenha e as acendalhas sumiram. Na caixa central chamaram um daqueles profissionais de passear papéis, que andam de gravata, de um lado pra outro , mas que fazem nada.

"Esta senhora não encontra as acendalhas"

"Está tudo no armazém, agora os enfeites de Natal estão no lugar delas ..." e virou as costas e deu de frosques...zanzando de um lado pra outro com cara de ocupado.

Segui o indivíduo, não foi difícil, tinha tanto de largura como de altura, constatei que realmente só zanzava e não fazia NADA. E é pago para isso. Ok, uma vez por outra parava em frente de um brinquedo e compunha a caixa no escaparate...mais nada. Há gente com bons empregos não é??

Voltei pra casa sem o que queria, mas não me dei por vencida: as castanhas não foram assadas, mas fiz um consomé de cebola, acompanhado de um bom vinho, pão integral e um bom queijo português. Evidentemente meus filhos preferiram feijoada...mas amanhã... as castanhas assam nem que seja com ajuda solar!!!

E não há música pimba, apresentador de televisão com doença de São Vito, nem loja do Belmiro que me derrube o bom humor. Essa era boa...

Apareçam

Rakel.

Comentários

  1. Ah! Grande mulher, se isto tudo não te abalou o bom humor, então hoje nada te abala.
    Mas porque é k não vais para as novas oportunidades? Se não te importares de perder tempo, sempre era uma experiência diferente e dariam uns posts hilariantes.
    Por outro lado, não eras tu k querias aprender mandarim? Aí tens a tua "nova oportunidade"!

    Jinho e bfds

    P.S. Passando a publicidade, as acendalhas do Lidl também são boas.

    ResponderEliminar
  2. Catekista...andas engraçadinha...
    Se for pra contar a minha vida conto num livro auto-biográfico e quem sabe ainda ganho uns tustos. Mas lá, no RVCC o que lhes interessa é o tamanho da meia que tu usas, se a cor é um factor preponderante na compra da dita cuja, se é de fibra sintética ou natural, se é pelo joelho, colant, meia de liga, se vais de carro ou a pé compra-las...
    Pegam em detalhes absurdos e pedem pra desenvolver e encaixam em temas tipo Sociedade, Mobilidade e Urbanismo...

    Mandarim?? Eu ando é rondando o japonês...assim, pelo menos posso ler os mangás na língua original.

    A Nova oportunidade que quero é emprego miúda...

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. É eu estava a brincar, eu sei k é complicado.
    Mas não posso de me rir a bom rir só de imaginar um texto teu sobre um desses temas, e k nota terias.

    Estou a torcer por ti.

    Jinho

    ResponderEliminar
  4. Olha...seria giro sim, mas certamente não seria aquilo que acham correcto...

    Jocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo