Umbral


Há perguntas que me fazem, assim na displicência da conversa, que muitas vezes me faz pensar que ando a jogar meu latim fora. Ou que as palavras entram, dão uma voltinha pelo espaço e depois saem por uma das orelhas ou qualquer outro orifício a jeito.

A pergunta vem em seguimento com as tendências actuais, e nem sei bem porque, recaiu numa novela. Bom, não é uma questão de ser elitista da minha parte, ou de achar que a minha intelectualidade seja acima da média ou que seja. Mas não tenho saco pra novela, nasci sem esse apêndice precioso que permite ficar horas seguindo as Matildes e os Ricardos da vida do faz de conta televisivo. 

Portanto, uma amiga me perguntou se já tinha visto a nova telenovela da Globo que passa na SIC...e claro que a resposta foi um "não". Aí a moça começou a desfiar as qualidades da nova novela, falando que é um tema muito fora do comum, uma vez que fala do mundo espiritual e "essas coisas". Então, cá a gaja foi dar uma olhada na novidade e... caraças... onde está a novidade?

Ivani Ribeiro, lá pelos idos de 1975, escreveu uma novela chamada A Viagem, que anos mais tarde foi feito um remake... acho que nos finais dos anos 80, começo dos 90. O enredo da novela foi  baseado em dois livros de André Luiz, psicografados pelo médium Chico Xavier. O que subentende-se que o André já não fazia parte do mundo dos vivos... O Brasil, apesar de que nas estatísticas seja considerado um país católico, poderá afirmar-se sem qualquer tipo de pejo... que mais da metade tenha um pé no espiritismo e nas diversas correntes afins. Daí que o tema nunca tenha sido pra mim uma grande "novidade". Falar do outro lado, na vida além da morte física nunca tenha sido algo de obscuro ou tabu. 


Mas choca-me de maneira brutal a forma como as pessoas encaram o espiritismo. Encaram como uma forma de solução para todos os problemas, como o livro de respostas para os testes da vida. Mas o espiritismo é apenas o caminho... o direito de escolha, do livre arbítrio, aquilo que podemos ou não fazer para a nossa evolução enquanto almas imortais e evolutivas. Não vai resolver nada pelo simples facto de acreditar que algo vai mudar... há que participar activamente nesta acção pra que aconteça.

Os budistas, nos seus Avatares (não é o filme pô!), nas sucessões de reencarnações e questões karmáticas, nos mostram que depende de nós, não mais do que nossas acções a possibilidade de atingir a perfeição espiritual. Até mesmo no cristianismo, quando fala no livro de Revelações, que após o julgamento dos homens e de que o Arcanjo Miguel fizer o uso da justiça de deus.. as almas do escolhidos (essa coisa nunca me caiu bem)  voltariam aos corpos mortos e se levantariam das tumbas para povoar o novo Éden (embora evitem à todo o custo a palavra reencarnação... é isso mesmo que se supõe que aconteça).

Fico simplesmente siderada ao ver pseudo-médiuns vendendo a sua generosa ajuda aos aflitos e pobres de espírito, que no auge da aflição já não acendem velas à Santa Rita de Cássia nem à Santo Espedito  (esses desde o novo pacote do orçamento de 2011 não devem ter mãos a medir), portanto, os prof. Gigotas e as Madames Zazás anunciam os seus milagres de 300€ e resolução de tudo. E muita gente que diz que não acredita... já foi naquilo que chamam "a bruxa". 

À mim, tanto me faz como me fez se acreditam ou não, mas na verdade... todos nós, mesmo aqueles que não acreditam, são médiuns. Uns de forma latente até mesmo renegam esse dom, outros que por corrupção ou subversão dos valores acham que são, mas só estragam as coisas e inventam muito. Mas há um bom número de pessoas, que com afinco, com muita força de vontade, levam os seus dons espirituais a sério e ajudando quem precisa, de forma anónima e de graça. 

Agora certamente, muita gente que nunca ligou um traque ao espiritismo, depois de ver alguns capítulos da novela, vão começar a sentir presenças, toques, coisas que acham que são a vovó falecida ou o primo em segundo grau de Barcelos. Depois que a novela acabar, esquecem de tudo, esquecem sequer de tentar ler alguma coisa sobre o assunto.

Já conheci pessoas que me disseram que leram O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, e me fazem perguntas próprias de quem nunca leu xongas... nada de nada. Básicas, perguntas básicas que lá estão bem documentadas. Ler é mais que juntar palavras pra dar som... é fazer-se luz na cabeça!!!! Muita gente acha o livro chato e repetitivo. O que muita gente não sabe é que Kardec era um cientista, matemático e pedagogo, foi ele que resolveu dar alguma ordem no espiritismo... e escolheu o método científico para organizar aquela zorra do século XIX. E como se baseia o método científico? me pergunta o caro leitor... é a testar tantas vezes o mesmo experimento até que todos os resultados sejam o mesmo. Por isso ele repetia tantas vezes a mesma pergunta em momentos diversos.

Vi um par de capítulos da novela, que não sei se será uma mistura de A Viagem com o Ghost - O espírito do amor... Não me trouxe nada de novo, nem acrescentou nada de mais. 

De qualquer modo, para quem esteja interessado realmente saber mais sobre o assunto, deixo aqui o link do livro que podem copiar de André Luis, O Nosso Lar, talvez o melhor livro de introdução para quem não percebe patavina de espiritismo. E com o profundo respeito que tenho e guardo por Chico Xavier, que foi um dos mais respeitados e fiéis seguidores daquilo que considero o espiritismo moderno, deixo-vos  a escolha de tentar perceber um pouco mais do que vai para além desta casca mortal....

Apareçam

Rakel.

Comentários

  1. E prontos, quem tivesse interesse em ver a telenovela, já perdeu. (Como é óbvio, estou a falar por mim que nunca tive.)
    E tu aproveitaste logo para falar de um assunto k nem gostas nada, néi?
    Jinho e bfds

    ResponderEliminar
  2. Catekista...andei praí uns...4 dias pensando bem antes de escrever o post, sabendo de antemão que iriam associar as mesmas coisas que tu. Mas a quantidade de pessoas que se sentem atraídas pelo assunto,mas que dizem uma data de bobageiras...é enorme. Dificilmente hás de encontrar alguém que assuma de forma frontal que é de outra religião que não a católica (aqui faço um elogio aos TJs que assumem de caras). Mesmo sendo assíduo nas reuniões de Mesa Branca, Centro Espírita, ou fazendo parte de um Coven...dizem sempre que são Católicos. A auto-censura é das piores coisas que uma pessoa pode fazer a si mesmo. O medo de ser apontado, criticado, banalizado leva à este tipo de atitudes. É grave? Vai fazer o mundo girar de forma diferente? Claro que não, mas quem não consegue assumir esse tantinho que faz parte da vida, vai também saltar fora de muitas outras coisas. É disso que são feitas as hipocrisias, das vidas de fachada, do "faz o que te digo, mas não faças o que faço". A maior censura, não é a feita pelos outros, mas aquelas impostas à nós mesmos pelo medo...de não fazer parte do rebanho. Amiga, cada qual faz a escolha de vida que lhe der mais prazer, cada um recebe aquilo que dá. Mas acho que seria justo dar a conhecer um pouco mais do que é o habitual. Depois, a escolha... é de cada um.

    Bjos e bom fds

    ahhh.. já agora, a miúda que falou comigo, jura a pés juntos que anda a sentir coisas...mas só agora, depois de ver a novela...ô meu minha mãe eterna...

    ResponderEliminar
  3. Calma mulher!!!
    Ninguém está a criticar ninguém!!!
    Aliás, eu sei perfeitamente o k acreditas, tu sabes perfeitamente em k acredito, e sempre nos respeitámos!!!
    Apenas disse k falaste num tema sobre o qual gostas de falar (e eu também por sinal).
    E já agora, esqueceste-te de falar daqueles que se dizem católicos mas k vão à bruxa, benzedoures e outros tais, ou k andam constantemente ao sabor dos horoscopos das revistas e outros tais.
    Jinho e bfds

    ResponderEliminar
  4. ...e quem disse que tou nervosa??

    Apenas teci alguns comentários sobre a hipocrisia geral de quem bate no peito e se diz católico e vai procurar mãe de santo e quer falar com os falecidos...

    Bom hipocrisia é assunto que vem desde o tempo do rei Saul né?? O grande chefe tinha dito (ok, deus) pra acabar com todas as videntes e saul ia se consultar numa.

    Já agora... qual a diferença entre vidente e profeta? :)

    Bjos...

    ResponderEliminar
  5. Um é apoioado e outro não.

    Não houve para aí umas k depois de queimadas viraram santas?

    ResponderEliminar
  6. Catekista... o Vaticano anda confuso e fica naquela : Joana D'Arc ora é santa depois não é.

    Gajos mais indecisos não há, depois dizem que as gajas é que são indecisas... meus senhores!! A Joana tá esperando pra saber né???

    Mais uma vez as panelinhas e turminhas em que uns são apoiados e outros não...Humpffff..parvoice...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo