O Inferno Existe.. e Tem Uma Filial Aqui na Terra... Se Chama S.E.F...


Sempre acreditei que Inferno e Paraíso é aqui e agora. Nós fazemos na nossa vida as escolhas que achamos mais acertadas, os caminhos menos dolorosos para chegarmos à nossa meta. A gente bem escuta o Grilo Falante, o Anjinho ou Diabinho que ficam de cada lado de uma orelha, segredando o bem e o mal. No meu caso, cá tenho as duas neurónias moradoras do T zero, que me zoam a cabeça.

Bem ou mal, lá tenho seguido a minha vida dentro das minhas escolhas, arcando com as consequências delas, fazendo o meu melhor...pra que no dia que saia desta vida, leve comigo a minha consciência que fiz o meu melhor.

Mas caramba...há coisas que não ajudam nada. Você ai que tá me lendo agora, se é cidadão nacional, não sabe, não imagina a chatice que é para um estrangeiro conseguir ter a sua documentação em ordem. Pra já, quem tem perto de si alguém que a ajude, que faça esse percurso tortuoso, dê graças aos céus e a todos Orixás. No meu caso, eu que ando por aqui há mais de 20 anos, calhou-me na sorte alguém que o mote de vida foi sempre : "...depois a gente vê isso..." o provisoriamente definitivo.

E agora, numa situação de rotura iminente, depois de mais de 20 anos de atravancamentos, de desculpas frouxas, eis que me largam uma nova frase : "...vira-te como puderes, porque não te posso ajudar...".
Já podia ter dito mais cedo né? Praí  umas décadas atrás...
Mas tudo bem, a gente faz o que pode, e há que ir em frente com a vida.

Mas é assim: eu, a Rakel que cá vos fala, filha de portugueses, casou-se com um português, tem filhos portugueses e...continua sem Dupla Nacionalidade depois deste tempo todo. E aí entra o SEF...Serviço de Estrangeiros e Fronteiras... a filial do Inferno. Para este inferninho, estou no mesmo pé de igualdade que qualquer baiano (sem qualquer desconsideração) que chegue agorinha mesmo no Aeroporto de Lisboa.

Daí que neste momento ando de roda da documentação necessária pra finalmente, ter o estatuto de Dupla Nacionalidade. E para isso fui ao SEF...ontem...

Antes, ir ao SEF significava quase ter que dormir à porta pra apanhar vez, tipo centro de saúde. Depois, dependendo da boa ou má vontade do segurança, era distribuídas senhas (umas poucas pra tanta gente), e assim passar horas a espera de ser atendido. Já cheguei a ter a senha nº 3... e fui atendida perto da hora de fecho...sem comer, sem poder ir à casa de banho...nada...E não estou a falar de Lisboa... estou a falar de Santarém.

Daí que ontem, fui tão cedo pra lá...que fui a única passageira do Expresso..cheguei ao inferninho e só tinha uma pessoa lá a espera, portanto seria a segunda a ser atendida. Fiquei duas horas debaixo de chuva (claro que o capeta estava fazendo das suas), pra depois entrar e ter um fanico.


Ponha um uniforme onde se veja a palavra SEGURANÇA num invertebrado qualquer...ele cresce dois metros no mínimo. Se você vai ao SEF é porque é estrangeiro, logo, escumalha que não faz falta nenhuma ao país. Só não somos escumalha pras Finanças... esse povinho é mesmo democrático e não olha à cor, nação ou religião...todo mundo tem que pagar o seu contributo. Aí esse serzinho nem olha pra você e pergunta ao que nós viemos...e mesmo que, tal como eu, tenha a sua Carteira de Residência a Título Definitivo válida...e precisa só do averbamento de residência nova...ele olha com aquela cara de entendido.. e diz que tenho que fazer uma nova...
Me dá uma relação de documentos pra trazer, joga um papel com um nº de call center, e que quando eu tiver tudo, pra ir lá com data marcada.

Peço desculpas...mas.... FODA-SE!!!


Já não basta a humilhação de eu, com 2x20 ter que ter alguém que se responsabilize por mim aqui no país, mesmo passados mais de 20 anos cá vivendo...porque não vá me dar na tola de rodar bolsinha na rua ou trabalhar em bar de alterne né? Estigma de ser mulher e estrangeira é mais ou menos esse.
Nem ao facto de que apesar de tudo a lei ser injusta com quem vive aqui de forma honesta e sem problemas...

Há o factor tempo...a desinformação, a pouca ou nenhuma boa vontade de ver as coisas como são...

O que me vale? Felizmente ainda não ter perdido a esperança, nem o sentido de humor. A ajuda inestimável dos amigos e de alguma família, que me apoiam e dão a ajuda possível. Sem isso seria insuportável.

Mas eu garanto...no dia que finalmente eu tiver na minha mão a Dupla Nacionalidade... faço um post em homenagem à todos que me ajudaram.

Apareçam

Rakel.

Comentários

  1. Depende com quem lá vais... Se calhar o segurança até esteve há pouco tempo na bicha... perdão, fila...

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. ...fui sozinha...como sempre...

    Mas isso não invalida o facto daquele invertebrado se aramar em dono do pedaço...dá-se algum poder à quem nunca teve nada e se sente um rei...

    Vai aparecendo

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. tem gentinha que se acha, hein?
    Oh povo danado esse brasileiro.....
    Entao esteve duas horas na chuva? nao acredito!!!

    ResponderEliminar
  4. Será que foi mesmo assim, na DELEGAÇÃO DE sANTARÉM...????
    DUVIDO MESMO!!!!
    DUAS HORAS Á CHUVA??? NÃO ACREDITO!!!

    ResponderEliminar
  5. ...anónimo...sim, delegação de Santarém,e sim tbem na xuva...eu, uma croata e outra brasileira, as primeiras a xegar esperando ke abrisse e na xuva. Não é nada de inédito, nem nada demais. Apesar da data do post, fui na quarta feira, manhã que xoveu copiosamente. Depois o dia abriu mas já estava de tampa solta e nem me apeteceu escrever...

    Aparece

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Ué, mas ficou na xuva porque voce quis. Não havia um local para se abrigar da xuva? e quando abriu, nãoentrou?
    Qual é o problema?
    Eu fui lá e fui super bem tratado por todo o mundo lá.
    E foi lá fazer o que? se não gosta não vai....tem tanto parente com nacionalidade, porque voce tambem não dá entrada no seu pedido?
    Eu de lá so tenho a dizer bem. Mas não me acho e nao tenho complexos de inferioridade, como parece que algumas pessoas teem.

    ResponderEliminar
  7. Pra já..falar com anónimo é como falar com gente ke usa máscara...mas tudo bem. Só tem bem a dizer deles?? Melhor pra ti. Tá axando ruim o meu post? Azar, não se pode agradar à todos...Complexos de inferioridade...ficam bem em ti.

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. O facto de ser anonimo é igual ao facto de vc apenas ser rakel. E quem é rakel? o resultado final é o mesmo. Ninguém sabe quam vc é.Até parece que vc também nao usa máscara.
    Ruim mesmo o seu post. para já porque aquilo k vc ta dizendo não corresponde de todo á verdade. nem xoveu na quarta feira em Santarém.....a não ser que tenha sido de madrugada.
    Mas o pior de tudo é mesmo o complexo de inferioridade de gente que se acha....

    ResponderEliminar
  9. Kerido/a anónimo, em primeiro lugar eu não me acho...não me perdi... porke eu sei o ke sou. Depois nem vale a pena discutir sobre o facto de ter chovido ou não em Santarém, porke pelos vistos, enquanto vc estava no quentinho da cama já eu estava de pé, de chapéu de chuva a espera que aquela bagaça abrisse. Não, não foram os serviços municipalizados que lavaram as ruas e deixaram-nas molhadas. Choveu mesmo. E como vc não gostou do post e só acha interessante o facto de bater boca aqui nos comentários, porque não o faz através do endereço de mail que tá lá em cima? Ahhh...já agora, quem é a Rakel, pois é... a maior parte dos leitores deste blog sabem que é. Conhecem-me pessoalmente e se vc se der ao trabalho de olhar para outros blogs verá que na sua grande maioria são postados por pessoas ke usam um nick.
    Embora seja totalmente a favor da liberdade de expressão, do direito da palavra, acho que se vc quiser continuar a me chamar de mentirosa, de complexada...deixarei vc fazer isso..
    Mas não vou perder mais meu tempo a tentar te explicar que a minha opinião, mesmo sendo diferente da sua, é válida na mesma. E se vc resolveu tomar as dores do SEF...vai em frente. Talvez eles vão te dar uma medalha e tudo. ;)

    Um Bjo

    Toma bastante valeriana

    Rakel.

    ResponderEliminar
  10. Como já deu para perceber só vim à net hoje.
    Que confusão que para aqui vai.
    Sou portuguesa, mas devido à minha vida profissional já estive no SEF de Lisboa e no de Santarém. Não fui mal atendida, mas reconheço que a pessoa que eu ia a acompanhar foi muito melhor tratada por ir acompanhada. Não se trata de má vontade, mas pura e simplesmente de desconfiança.
    Na verdade, o tempo que a pessoa cá está não está escrito na cara, mas, seja pela pronuncia ou pela cor, o facto de ser estrangeiro, está, e isso cria muitas desconfianças a muita gente, infelizmente.
    Sei que a Rakel está cá há 20 anos, mas eles não (pelo menos o segurança), e por isso compreendo a revolta dela.
    Percebo a confusão do anónimo, apesar de também entender que mais vale dar um nome, seja ele qual for, porque identifica, nem que seja uma caracteristica da pessoa, porque parece no post que ela não foi bem atendida.
    Eu sei que não foi assim, ela de certeza que foi bem atendida, exigem-lhe é papéis a mais, o que ela detesta.
    Por fim, junto ao SEF de Santarém, os únicos abrigos da chuva que existem são as portas, que além de serem estreitinhas, se a chuva for tocada a vento, de nada valem.
    Bj
    Acho que desta vez estiquei-me

    ResponderEliminar
  11. Catekista...tu ke já me conheces há uns anitos, sabes perfeitamente ke axo extremamente divertido ver uma cabecinha assim kerendo me dar lição de moral...
    E pra quando o café e o bate papo pá???

    Bjos

    ResponderEliminar
  12. oi eu sou o flaviano reis vosse esta tontinha di todo está si vendo que ose esta querendo próblema o cara so ista cumprindo obrigação deli todo mundo tem marcação porque ose não haveria di te.tem qui sabe respeita os otros o trabalho do cara do segurança não é faciu tem qi lida com montão di jenti e si todo mundo fo como ose vai da um treco no home ele ai vai vira bicho e ai todo mundo vai te problema como a 6 anos atrais.o sef di santarem ta e bom di mais deixa di frescura.

    ResponderEliminar
  13. Ô Flaviano... andou na mesma escolinha do Lula?? teve a mesma fessora??

    Bjinho

    ResponderEliminar
  14. Pois é rakel, o seu problema é mesmo esse.
    Complexo de inferioridade.
    Ele teve a mesma escola do Lula, mas disse aquilo que voce nao queria ler. Mesmo escrevendo assim, falou verdade.
    Parece que aquilo que voce escreveu não foi bem verdade. Lembre-se bem do que se passou e seja sincera.
    Parece-me que voce tem de se tratar primeiro e depois postar seus comentarios nestes blogs.~
    O SEF de Sanarém está muito bom e recomenda-se.

    ResponderEliminar
  15. ... nem peço desculpas.
    Deu-me uma trabalheira ler este comentário do Flávinho.

    Até parece alguém que se quer fazer passar por brasileiro, já que escreve (ou tenta escrever) com pronúncia!
    A escrita não tem pronúncia, nunca!

    ResponderEliminar
  16. agora peço--- errei o nome do senhor - é Flaviano. Desculpe.

    ResponderEliminar
  17. Ora bem,aqui está um tema que me interessa.Primeiro não acredito que a Raquel seja quem diz, depois temos o anonimo que certamente já foi ao sef de Santarem e deve conhecer um pouco como as coisas funcionam, depois temos a catequista que supostamente foi acompanhar alguem e pensa que só por isso foi melhor atendida,o que eu acho que as pessoas são atendidas da mesma maneira. Depois temos o Flaviano que escreve conforme fala duvido que se faça passar por alguem,a Dulce dá impressão que é a Raquel a responder ao Flaviano dai eu ter duvidas quanto à verdade da questão da Raquel.Ao lagarto sem comentarios,deve respeito.Ora conclusão respeitem para serem respeitados.O inferno só está na cabeça da Raquel que não gosta de respeitar as leis Portuguesas não sabe esperar, ninguem a chamou para vir para Portugal se esta cá e porque quer, então deve respeitar as normas,não é merecedora da nacionalidade Portuguesa porque o sef é uma instituição com muito respeito, não é a policia federal do Brasil, sem ofença às forças de segurança do Brasil pois um comentário destes no Brasil era crime, por isso é que temos que aturar pessoas como a senhora. Aos seguranças deste País que são os mais visados, cumprão o vosso dever e apoiem sempre as forças de segurança PSP,GNR SEF,ASAI,PJ e todas as restantes forças de segurança do País.São sempre uma mais valia para o complemento da segurança Nacional.

    ResponderEliminar
  18. João Dinis...Bem Vindo... A Rakel é a Rakel, a Dulce é uma leitora deste blog, a Catekistas tbem, o Lagarto é um bloguista como eu, o anónimo é o ke é, o Falviano... é seja quem for.A Rakel cumpre a lei sim senhor, prova disso é poder tirar um registo criminal sem medos, andar de cabeça erguida na cidade onde moro além de contar com a amizade sincera de muitas pessoas. Não me sinto infeliz aqui, da mesma forma que a minha mãe, portuguesa diga-se de passagem, vive no Brasil na boa há mais de 40 anos. É bem verdade que escreva aqui o que escrever corro sempre o risco de não conseguir agradar toda gente. Sei bem disso. Não me importo com a falta de sentido de humor ou falta de onde descarregar neuras...e tenham escolhido este post como libertação.
    Este pequeno espaço bloguista é um espaço de opinião. A minha e da Stela. Obviamente a minha opinião é pessoal, e embora a malta não saiba ou não pense, não estou ilegalmente neste país. O que verdadeiramente me chateia é a burocracia. E não sou só eu que reclamo...mas tudo bem. A sua opinião é tão válida como a minha e como tal, aqui publico-a. No Brasil é crime muita coisa... menos os mensalões, as luvas por baixo dos panos e todas as mamatas...crime do colarinho branco...é o que mais há e qualquer bloguista ou jornalista que denuncie vê tudo acabar em pizza.

    João, fique certo que este blogue, que abriu em Setembro do ano passado atingiu mais de 7.000 com comentários de leitores e amizades surgidas daqui...não precisa que eu finja ser a Dulce, a Martinha, a Madalena, a Catekista, O Aesis, O César e o David. São pessoas reais, muito queridas e com quem quando há oportunidade, trocamos ideias...

    Lê outras coisas do blog, talvez encontres algo que te agrade, senão, isto é como a T.V, se o programa não agrada... desliga ou vai ler um livro.

    Bjos

    ResponderEliminar
  19. Continuo na minha.
    Não acredito que o SEF de Santarém, ou qualquer outro local do SEF seja um inferno.
    Rakel, voce não sabe o que é um inferno.
    Inferno é, certamente outra coisa....
    Penso, depois de ver este blog, que voce é uma provinciana armada em xica esperta. Sabe o que isso quer dizer? Usamos esta expressão para pessoas que se acham mais espertas que os outros, mas que na realidade não passam de umas frustradas, a todos os niveis.
    Se usa umblog pra descarregar neuras....imagino....
    Tenha cuidado com os comentarios que aqui faz e respeite as pessoas, tal como o tal segurança, que se limita a cumprir a missão que lhe foi destinada e com a qual ganha o salário honestamente.
    Tenha vergonha e se está mal, mude-se......

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estamos ouvindo